ALMOÇO COM BS: Rakesh Jhunjhunwala
Rakesh Jhunjhunwala
O big bull do mercado fala de estratégias de negociação, seu novo apartamento, novos empreendimentos e seu sonho supremo - para produzir um filme.
Ele poderia ter sido mais em casa em Geoffreys - o seu favorito buraco - mas isso foi Almoço com BS, então Rakesh Jhunjhunwala não tinha muito de uma escolha. Depois de ter concordado em se encontrar em um dia da semana, ele mudou de idéia: a volatilidade no mercado era obviamente muito alta para deixar desacompanhado. Finalmente chegamos ao China Garden, seu restaurante favorito, numa tarde de sábado chuvosa. Qualquer um que freqüenta Geoffreys sabe que Jhunjhunwala ordena suas bebidas em dobros - whiskies grandes, especialmente durante Happy Hours. Mas o comerciante de 46 anos, tanto comerciante quanto investidor, diz que está tentando reduzir seu consumo de álcool e perder algum peso, e por isso resolve apenas um litro de cerveja Heiniken, escreve Business Standard.
"Eu costumava beber todos os dias terminando com D-A-Y, mas é menos agora", diz ele, admitindo que ele gosta muito de comida e bebida. E também que ele é muito opinativo. Não há nenhuma conversa de parar de fumar embora. Mas, Jhunjhunwala, ou "bhaiya", como ele é chamado por seus amigos e associados, parece ter se suavizado um pouco após o nascimento de sua filha Nishthaa, um par de anos atrás. Ou, talvez, é o estado atual do mercado que é sóbrio ele para baixo. Pedimos starters - gin frango e wantons cheio de cogumelos - como ele espera no mercado. O touro perene que ele é, ele acredita que os mercados não são susceptíveis de comércio muito abaixo de 9000, a menos que haja danos substanciais salário acrescentando que "É só porque os ganhos de 1992 e 2000 foram corroídos tão rápido que as pessoas estão apreensivos".
Como ele gasta seu dinheiro, estimado em Rs 2.500 crore? "Eu invento tudo", diz o urso de uma só vez, que diz que ele tem muito menos do que as pessoas pensam. Ele comprou um S-Class Mercedes, embora ele não dirige. E depois de viver com seus pais até agora, ele está finalmente se movendo para fora em um apartamento de 4,400 metros quadrados na elegante área de Malabar Hill, Mumbai, que ele pegou Rs 25 crore. Isso aparte, ele tem um bangalô em Lonavala. O setor imobiliário não é sua xícara de chá, afirma ele, embora tenha investido em dois fundos imobiliários e comprou alguma terra em Secunderabad, onde planeja construir shoppings e alugá-los: os rendimentos, ele estima, devem estar na região De 20-25 por cento.
Depois de ter polido fora o wantons, pedimos alguma sopa de galinha quente e azedo como Jhunjhunwala lembra como ele fez seu primeiro milhão em Sesa Goa - ele comprou em Rs 27 e vendeu em Rs 1,400. Mas tendo sido sempre fascinado por flutuações nos preços das ações, ele também fez uma pilha shorting stocks. "É verdade que eu costumava ser um urso durante o tempo de Harshad Mehta, mas no mercado você tem que ser como um camaleão, sempre mudando suas cores e indo com a tendência. Você está perdido se tentar ir contra ele." "O mercado é como uma mulher, sempre incerto, sempre comandante, sempre misterioso", diz ele, citando John Templeton. Ele obviamente não lamentava o fato de não ter acabado um piloto ou um jornalista, algo que ele havia contemplado depois de se formar em Sydenham. Em vez disso, ele tornou-se um cliente fretado e começou a dabbling no mercado, pegando um monte de dicas de métodos de um mestre de Wall Street por Victor Sperandeo. "Negociar é importante porque lhe dá dinheiro para investir e mantém sua mente afiada, investindo ensina você a ver o mundo como ele é, ao invés do que você gostaria que fosse", diz ele.
Jhunjhunwala diz que não teve muito tempo para ler, o que com os mercados demorando tanto tempo, mas conseguiu terminar Freakonomics por Steven Levitt e Stephen Dubner, e Thomas Friedman The World is Flat. "Eu escuto atentamente o que Buffet e Soros têm a dizer e eu também aprendi muito com Radhakrishna Damani, um veterano do mercado de ações", diz ele. O otimista eterno, ele está apostando que a Índia crescerá em mais de 10% em pelo menos um ano até 2010. Mas ele também está esperando ansiosamente para negociar e investir no exterior a conversão pós-capital.
Enquanto isso, ele está apoiando empreendedores através de investimentos em private equity (P / E), tendo colocado aproximadamente 15-20 por cento do seu patrimônio líquido em tais empreendimentos. É uma mistura: uma empresa de dragagem, uma escola, um equipamento de segurança, uma estação de rádio, uma empresa de recuperação de ativos e um hotel. "Nós trouxemos consultores de empresas como a BCG ea Accenture para ajudar essas empresas", diz ele, enquanto tentamos o curry tailandês vermelho com alguns macarrão e arroz frito. Ao contrário de outros da fraternidade de corretagem e investimento, Jhunjhunwala não está em religião e não faz as viagens habituais para Shirdi ou Tirupati, a menos que a família vai. Mas ele acredita "há uma autoridade a quem nos inclinamos muito".
Pergunto-lhe se ele acha que o abuso de informação privilegiada está se tornando desenfreado. "Está lá tanto quanto em outros mercados", diz ele, afirmando que as informações privilegiadas nunca podem ser a chave para um investimento bem-sucedido. "Eu não acho que eu comprei um estoque como Titan por causa de qualquer evento específico e duvido que eventos específicos podem fazer uma empresa", afirma ele. Os estrangeiros, ele sente, não estariam aqui no número que são, a menos que sentiram o mercado foi disciplinado. "O dinheiro de fontes questionáveis representa apenas uma pequena fração do total de entradas estrangeiras e pode ser melhor aliviar as regras para permitir que investidores legítimos, como hedge funds, entrem."
Nós decidimos ignorar a sobremesa como Jhunjhunwala fala do dia em que os mercados seriam tão "altos" que ele terá tempo para produzir um filme, embora ele não acha que há alguém como Guru Dutt ao redor de hoje ou qualquer um para combinar com sua heroína favorita Waheeda Rehman. Talvez o filme poderia estrelar Aamir Khan ou Amitabh Bacchhan - ele é um fã de ambos. Até então, é o mercado que permanecerá sua paixão.
Comments
Post a Comment